Motivar e estimular cada vez mais a prevenção da doença.
Introdução
Em todo o mundo, o diabetes é estatisticamente a quarta causa de morte, atingindo 150 milhões de indivíduos.
Também pode acarretar sérias conseqüências: problemas no coração, cegueira, amputação das pernas, insuficiência renal e impotência sexual. Quem tem mais de 45 anos, episódios do problema na família e está acima do peso precisa cuidar-se.
Os indivíduos mais jovens, porém, não estão livres. O problema também está atingindo as crianças, que não fazem mais exercícios, engordando e comendo muito alimento industrializado.
Como se vê, o aumento deve-se ao estilo de vida não saudável (Sedentário).
O que é Diabetes?
É uma doença caracterizada pela inabilidade do corpo em produzir ou responder à produção de insulina para manter níveis adequados de glicemia.
Há dois tipos principais de diabetes:
Tipo 1: O pâncreas não produz insulina.
Ocorre principalmente em crianças e adolescentes, mas adultos também podem ter esse tipo de diabetes. Geralmente são pessoas magras. O tratamento do diabetes tipo 1 é necessariamente feito com insulina.
Tipo 2: É o tipo mais freqüente de diabetes.
A insulina produzida pelo pâncreas não é suficiente ou não age de forma adequada para diminuir a glicemia. É mais comum em adultos e em pessoas que têm familiares com diabetes tipo 2.
Pâncreas cansado
A quantidade de insulina produzida depende da quantidade de açúcar que comemos, quanto mais ingerimos, mais o pâncreas precisa trabalhar até o dia em que ele “cansa” e nosso sangue se torna um melado.
Batata, arroz, pão, macarrão, biscoito, pizza, doces, chope, cerveja, tudo isso é o mesmo que açúcar.
Como saber se estou diabético?
Fazendo a dosagem da glicemia em jejum. (Através do exame de sangue)
Vou precisar tomar insulina?
Na maioria dos casos, o tratamento inicial se faz com mudanças nos hábitos de vida: alimentação e a prática de atividades físicas.
O que tem a ver com a obesidade?
Está muito relacionada à obesidade e, por isso, vem atingindo pessoas cada vez mais jovens.
A doença começa muitos anos antes do açúcar aumentar no sangue; começa quando engordamos, não fazemos atividade física e nos alimentamos de forma inadequada.
Alimentação à base de hortaliças, cereais, frutas e leguminosas, aliada à prática de 30 minutos diários de exercícios, como caminhada e natação, são excelentes para a prevenção do diabetes.
Pratique uma Atividade Física!