Por que fazer Diálogo de Segurança?
Esses diálogos possuem o objetivo de criar, desenvolver e perpetuar a atitude prevencionista em todos os empregados de uma empresa através da conscientização.
Seu foco principal é a realização de conversas sobre segurança e saúde com os colaboradores da companhia, possibilitando a reflexão sobre os diversos temas abordados e constituindo, também, um poderoso canal de comunicação ágil e transparente entre seus participantes.
Como e quando fazer?
O Diálogo pode ser realizado semanalmente, diariamente ou em dias intercalados, preferencialmente antes do início da jornada de trabalho (turno), com duração de 15 a 30 minutos, através da leitura e discussão de temas pré-selecionados ou outros relativos à segurança, saúde e qualidade de vida.
O risco de acidentes encontra-se nos ambientes domésticos, no trânsito e no trabalho, mas saiba que é possível eliminá-lo se estivermos, constantemente, atentos e preparados para reconhecê-lo nas diferentes situações do nosso dia a dia.
O Diálogo Semanal de Segurança – D.S.S. deve ser realizado enfatizando a prevenção de acidentes e a busca de hábitos saudáveis.
Quem pode realizar o Diálogo?
Diversos profissionais podem conduzir o Diálogo Semanal de Segurança – D.S.S., tais como: Líderes, supervisores, profissionais de segurança e saúde, membros da CIPA. Sendo imprescindível a realização de uma leitura prévia do assunto a ser tratado para o bom planejamento e execução do trabalho a ser realizado em seguida.
É uma conversa direcionada sobre o tema proposto inicialmente, fazendo sua leitura em voz alta para, então, explanar e discutir com objetividade o assunto.
O realizador deve ainda registrar o tema desenvolvido no D.S.S. e colher as assinaturas dos participantes em uma lista de presença impressa geralmente no verso da página do tema para o Diálogo de Segurança.
O modelo padrão da Lista de Presença está disponível no final da página.
Aplicação
Quando ouvimos alguma coisa e a compreendemos, o nosso domínio da informação tende a durar apenas um tempo, a menos que façamos algo para usá-la. Mas a partir do momento que aplicamos o novo conceito ele passa a ser uma parte permanente de nós.
Para fazer com que as pessoas entendam e recordem as ideias comunicadas, faça-as pôr em prática. Pois quanto mais cedo e quanto maior a frequência com que se pratica uma atividade ou uma habilidade, melhor ela é aprendida e recordada.
Dica importante!
As reuniões realizadas nas primeiras horas do dia e da semana fazem com que o dia e a semana comecem bem, e também criam condições para a aplicação da mensagem comunicada no Diálogo Semanal de Segurança.
Intenção
A companhia demonstra através do D.S.S sua determinação no campo da prevenção de acidentes, por meio de investimentos, treinamento dos empregados, fornecimento de equipamentos de proteção e também pela divulgação de normas e procedimentos. A saúde e segurança devem sempre ser tratadas com seriedade e com o mesmo rigor com que são administrados os aspectos de qualidade, custo, produção, etc.
Importância da Participação de Todos:
Para prevenir acidentes do trabalho com sucesso, todos devem se sentir responsáveis pela segurança de cada membro da equipe. O hábito da prevenção deve ser adquirido e praticado por todos.
Exemplo de um modelo padrão da Lista de Presença utilizada para registro dos Diálogos:
LISTA DE PRESENÇA – DSS Data:__/__/____
Assunto:__________________________________________________
Os seguintes trabalhadores participaram do DSS
| Nome | Matrícula | Empresa | Assinatura |